segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

ADOLESCÊNCIA .... PAIS ENTENDAM ESTA FASE

A idade intermediária...

Essa fase intermediária da vida, com seu rápido crescimento físico, mental e espiritual, é a época em que, na maioria das vezes, o jovem começa a querer tomar suas próprias decisões. E muitas vezes nós pais não compreendemos que este é um curso normal na vida de todo ser humano e precisamos deixar espaço para que nosso filho (a) adolescente possa ter liberdade para encontrar-se consigo mesmo.
A Bíblia traz exemplos de algumas dessas decisões, que vão desde as sábias opções que Jesus fez aos doze anos até as escolhas infelizes do filho pródigo.
Nesse período de transição, os pais vão dando progressiva liberdade aos filhos, reconhecendo que são apenas mordomos de Deus a cargo da educação deles (1ª Sm. 1:11).
SL. 127.3-5 - Esse "deixar ir" permite que o adolescente cresça em uma atmosfera na qual pode desenvolver seu senso de responsabilidade (RM. 14:12; 1ª CO. 10:13).
A medida que o tempo passa, o filho passará do controle paterno para o exercício do autocontrole e, finalmente se tudo der certo, para o controle de Deus.
Durante o processo do "deixar ir", os pais do adolescente precisam lembrar que as pessoas não são iguais, pois cada um de nós foi criado por Deus como um ser único. É preciso criar cada filho ou filha com carinho e amor, estimulando cada um a desenvolver os talentos, os dons e personalidade que Deus lhe deu.
A responsabilidade do pai e da mãe é a de ensinar seu filho (a) a responsabilidade que ele t5em que ter em relação a sua vida espiritual, a sua vida cristã, devemos dar exemplos aos nossos filhos como viverem uma vida fiel a Deus glorificando o nome do Senhor em tudo, em todas suas atitudes, e isso não é com o muito falar, mas sim com um fiel testemunho de bons cristãos.
Por sua vez, os adolescentes precisam compreender que estão atravessando um período de grandes mudanças em sua vida. Eles precisam se manter firmes nos valores espirituais verdadeiros que aprenderam, exercitar a paciência com eles mesmo e com os outros e reconhecer que o aumento de autoridade sobre sua própria vida traz também, a responsabilidade de honrar seus compromissos e fazer as escolhas certas. Deus manda que os filhos honrem a seus pais e obedeçam ás Leis divinas, não importando qual seja a idade, (EF. 6.1-3).

Que nós pais e mães possamos orar e pedir sabedoria para entendermos nossos filhos adolescentes .

Rodiyéria Maciel Sotéro