terça-feira, 10 de abril de 2012

EM BUSCA DOS TESOUROS PERDIDOS..

LUCAS 15:8-10 - VS: 8 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma dracma, não acende a candeia, e não varre a casa, buscando com diligência até encontrá-la?
VS: 9 E achando-a, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu havia perdido.
VS: 10 Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende.

Esta passagem trata-se de uma parábola que o Senhor Jesus contou afirmando que há maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento.
Nesta narrativa, O Senhor usa a figura de uma mulher que tendo dez moedas, perde uma, dentro de sua propria casa, e sai a sua procura até encontrá-la. Encontrando, faz uma grande festa. Esta figura encaixa muito bem com a realidade de muitos lares, onde os valores desapareceram, e, precisa-se praticar os valores bíblicos para achá-los, para que a alegria do lar seja restaurada.

Trazendo para nossos dias as drácmas seriam a nossa moeda, nosso dinheiro, o real e que na época chamava-se de dracma. Esta mulher perdeu algo de valor.
Vamos analisar quais os valores que estão perdidos dentro de nossa casa? No nosso relacionamento familiar???

- Em muitas famílias tem sumido a dracma: do RESPEITO, da DIGNIDADE, do AMOR, do DIÁLOGO, a dracma da COMPREENSSÃO, do COMPANHEIRISMO, do CARINHO, enfim o relacionamento familiar com a falta de todos estes requisitos tem se tornado insuportável viver em família.

Muitos maridos tem se tronado distantes da esposa, pais estão distantes em seu relacionamento com seus filhos, o egoísmo tem estado no centro dos casamentos, com isso tem tornado os maridos, as esposas em pessoas que pensam somente em si, no seu bem estar, procurando a qualquer preço satisfazer seu ego encima da dor do seu conjuge ou no desprezo e rejeição dos seus filhos.

Gestos de carinho, um abraço, um beijo, uma palavra meiga são atitudes inexistentes em muitos lares até mesmo nos lares cristãos, nas famílias que dizem que adoram a Jesus e o servem. A Palavra do Senhor nos garante que Deus é amor, então se Ele é amor e se nós verdadeiramente o servimos como não conseguimos expressar um gesto de carinho para nossa (o) esposa (o) ou para nossos filhos?
A dracma da ESPIRITUALIDADE, também sumiu dos nossos lares, não temos mais tempo para nos juntarmos ao nosso esposo e filhos para orarmos juntos, lermos a Bíblia juntos, outras coisas ou atividades individuais tem tomado este espaço tão importante no seio da família. A vida religiosa ou espiritual tem se limitado a casar no religioso ou batizar filhos na igreja e nada mais. Depois só voltam a pensar em Deus numa grave enfermidade ou velório.
Outros vão a igreja nos cultos dominicais e já estão satisfeitos. Mas, em casa, nada. Não há mais louvor, vida de oração ou culto doméstico dentro do lar. O temor e zelo para com o Reino de Deus tem sido escasso. Temos em nosso lar uma sala especial para a televisão, para o computador, mas nos esquecemos do comodo chamado "choratório", o lugar para derramarmos nosso coração na presença do Senhor na comodidade da nossa casa.

O QUE FAZER PARA ENCONTRARMOS OS TESOUROS PERDIDOS??????

No texto, encontramos atitudes sábias da mulher que perdeu a drácma. Atitudes que, se imitadas, nos ajudam a restaurar os valores que estão desaparecendo em nossos lares.

Não espere que seu marido tome a iniciativa, arregace as mangas, tome uma posição e vá a luta em oração, em batalha espiritual para que Deus restaure os verdadeiros valores em sua família.
Você acha que alguma coisa precisa ser restaurada em seu lar? Decida então você ser usado por Deus, para essa missão, decida pela sua própria mudança, visando a restauração do seu lar. Mas para você entrar nesta batalha pela restauração do seu lar, do seu casamento, do seu relacionamento com seus filhos você precisa estar bem consigo mesma.

De valor aos pequenos detalhes, a mulher tinha dez drácmas, perdeu apenas uma, portanto ela ficou ainda com nove, mas antes de perder uma segunda, ou as outras ela tomou uma atitude. Parou para correr atrás do pequeno prejuízo. Lembre-se que o cupim é um pequeno inseto, mas aos poucos eles corroem a estrutura de um grande armário.
E no nosso relacionamento familiar, as pequenas atitudes minam nossa comunhão. A falta de um “bom dia” ao se levantar, a falta de “um parabéns” pelo aniversário de casamento, deixar de usar um desodorante, de não escovar os dentes, não gravar as datas, de não falar um boa-noite ao deitar.
Vamos pedir ao Senhor discernimento quanto às nossas ações, e vamos consertar o que precisa de conserto, vamos demonstrar solidariedade, carinho, preocupação pelo nosso cônjuge quando este está enfermo, por nosso filho quando está passando por algum desvio emocional.

Não podemos aceitar o caos em nossa família como se isso fosse a coisa mais natural, não vamos nos assentar na cadeira da comodidade e deixar a vida nos levar, e os problemas vão cada vez mais se acumulando sem ninguém lutar para uma mudança. Quantos aceitam que o mundo é assim mesmo, não tem como melhorar, ou afirmam que todo marido é safado mesmo. Ou todo adolescente é rebelde mesmo, ou que isso é uma fase vai passar......
Na verdade muitos não acham nada, porque não estão procurando. Decida agora mesmo procurar um meio de salvar ou melhorar o seu lar.
Ore, clame a Deus, procure a ajuda de um irmão, amigo que seja sincero em suas vida de oração e com toda certeza irá te ajudar para a restauração da tua família, do teu lar.

Em João 16:8 a Bíblia nos diz que o Espírito Santo nos convence do pecado..., Ele irá revelar os cantos que precisam ser varridos dentro de sua casa, para encontrar valores perdidos.

A mulher só parou de procurar quando encontrou. Há os que procuram os valores perdidos dentro do lar como meninos mal mandados: dá só uma olhada por cima e diz que não adianta, que não encontrou. Procuram com tanta má vontade, com preguiça que, mesmo estando próximo, não o encontram.Coloque a restauração de seu lar como um ideal de vida. Não desista fácil, vá em frente, continue procurando um método, um meio, uma bênção para o seu lar, para ele voltar a ser o que era ou ainda ser melhor do que era.
Não esqueça de acender a candeia!! Foi a primeira coisa que a mulher fez: acendeu a lamparina. No escuro ficaria dificílimo procurar. Talvez você não tem achado nada de valor na sua casa, porque falta acender a luz. Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, pelo contrário terá a luz da vida” (Jo 8:12).


Deixe o Espírito Santo lhe direcionar, a luz de Cristo tem que brilhar muito além de nossas atitudes ou do nosso coração ferido.
Deus te abençoe sempre.
Rodiyéria Maciel Sotéro