terça-feira, 13 de março de 2012

O PODER DA ORAÇÃO

Eu pedi para uma amiga muito querida para escrever algo sobre a oração para nós hoje ela encaminhou-me esta mensagem que estou postando.

MADALENA GOULART
RESIDE EM GUARULHOS - SP

Eu tive o privilégio de conhecer uma represa de uma usina hidroelétrica no Paraná; é muita água junto! É interessante que toda essa água vai produzir luz!
Quando uma barragem de uma usina hidroelétrica começa a ser construída em um vale, a construção pode demorar meses, anos até. Quando termina a construção da usina, para esta usina produzir a energia elétrica, ela precisa fechar as comportas; a água começa se acumular na barragem, demora até encher a barragem; mas quando o nível d’água alcança a altura certa, as comportas são abertas, e a água começa a girar os geradores e há uma tremenda força, isto é a energia elétrica.
Vamos comparar esta ilustração ao mundo espiritual; quando uma pessoa permanece em oração por um alvo a ser alcançado, como uma pessoa (amigo ou familiar) para Cristo, uma doença para receber cura, uma situação de conflito familiar ou no emprego ou até uma porta de emprego. A pessoa ora por algum tempo, às vezes vários meses ou até anos dependendo do pedido; então uma grande quantidade de oração se acumula; e a resposta chega. Isto é as comportas se encheram e a resposta positiva de Deus chega até nós.
“As orações feitas na vontade de Deus nunca se perdem, mas ficam acumuladas até que Ele (Deus) dê a resposta; no tempo exato de Deus”.

●Vamos meditar no texto de Êxodo 17: 8 à 13.

8 Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim.

9 Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.

10 E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro.

11 E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.

12 Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs.

13 E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada.

As lutas e dificuldades não nos pedem permissão para acontecerem elas simplesmente aparecem.
O que fazer então?
1ª – Quando não depende de mim – v 9. Quando eu não posso resolver, então; devo lutar junto ao Pai celeste em oração em busca da direção, nessas horas devemos estar com a vara de Deus na nossa mão, a vara é a palavra do Senhor bem guardada em nosso coração, com certeza Deus direcionará as estratégias a serem seguidas; Ele (Deus) fará milagres em respostas as nossas orações e suplicas, às vezes precisamos orar por algum tempo, acumulando assim nossas orações. Pode até parecer demorado, parece que nada se move; mais lembra, estamos acumulando nossas orações, então no momento certo a vontade de Deus se cumpre, e as portas se abrem e vem nossa vitória. Lembremos da “represa da hidroelétrica”?

2ª – Quando não posso baixar a guarda – v.11 Vimos o exemplo bíblico, quando Moisés levantava a mão o povo de Israel prevalecia, e quando ele abaixava a mão prevalecia o inimigo. Quando abaixamos a guarda em oração em um momento de luta espiritual, com certeza nosso adversário nos vencerá. Estavam os dois exércitos em batalha, os dois tinham as armas, os soldados, os comandantes, eram os dois exércitos equivalentes em forças; mais existia algo que fazia a diferença. Este algo era a “oração de Moisés”. Quando Moisés orava com as mãos erguidas o povo de Israel vencia o inimigo, porém quando Moisés cansava e abaixava as mãos em oração, ai o inimigo prevalecia e ganhava terreno. O poder não estava nas mãos de Moisés, mais sim na oração a Deus que Moisés elevava. “Deus opera mediante nossas orações”. Como tem estado nossa vida espiritual? Mais vitórias ou mais derrotas; mais oração igual mais vitórias, menos oração menos vitórias. Que possamos estar sempre com nossas mãos erguidas em oração ao Senhor! E no poder da oração teremos muitas vitórias!

3ª – Quando não devo me omitir em ajudar – v. 12 Exemplo a ser seguido o de Arão e Hur. Quando eu vejo que alguém esta com uma carga pesada e não está conseguindo levar sozinho, devemos fazer que nem Arão e Hur, nos colocar ao lado deste irmão ou amigo e levar suas cargas em oração juntamente com ele. Eles se colocaram ao lado de Moisés e ajudavam a levantar as mãos de Moisés, talvez eles pudessem pensar que não tinham nada a ver, mais tinham, pois se o povo deles perdesse, eles também perderiam; e quando um amado da família da fé ou da nossa família perde, nós também perdemos; e quando eles vencem a vitória também é nossa. Às vezes o diabo pode sussurrar no nosso ouvido que o problema não é nosso, é porque ele não quer nos ver orando; pois ele teme a nossa oração, pois a oração afugenta o diabo e põe ele em retirada.
“Saiba que satanás ri das nossas atividades, e zomba do nosso saber; mas treme quando vê o mais fraco crente orando”.
“A oração é o caminho que Deus escolhe para a realização da sua obra em nós e através de nós.”
Então, quando estamos orando por algum motivo e parece tardar; não devemos desanimar, devemos seguir orando, pois nossas orações estão se acumulando diante do trono do Senhor, e na hora exata de Deus ele abrirá as comportas dos céus, e a vitória virá. Pois a oração tem poder de fazer as coisas acontecerem, sempre que estiverem de acordo com a vontade de Deus.
Conclusão: Quando não podemos fazer nada, então devemos orar; pois a oração tem poder.
E não devemos abaixar a guarda na oração, mesmo que pareça demorado; senão o inimigo ganha terreno nas nossas vidas.
E sejamos sempre prontos para ajudar o próximo em oração, não devemos deixar a carga toda para nosso irmão ou amigo; pois quanto mais oração diante de Deus mais vitória teremos.
E lembremos: Uma represa cheia de água, ao se abrirem as comportas, ela produz luz; a oração elevada a Deus vai se acumulando e no momento exato dela estar cheia, ai as comportas se abrem fazendo brilhar a luz de Deus nas circunstâncias adversa, e as vitórias as nossas orações virão, então experimentaremos o poder de Deus nas nossas orações. Muita água junto numa hidroelétrica produz energia elétrica; muita oração junto diante de Deus produz muitas vitórias. ALELUIA!
Madalena de Oliveira Goulart.