quarta-feira, 23 de maio de 2012

O PERDÃO RESTAURADOR

Conforme deixamos em aberto na última mensagem que estaremos analisando o que precisamos fazer para termos nosso coração curado e um relacionamento saudável com nosso irmão, amigo e próximo.

2ª PARTE - O PERDÃO É O CAMINHO PARA CULTIVAR UMA VERDADEIRA AMIZADE
Conforme o dicionário da Língua Portuguesa este é o significado de Perdão: Absolver da pena, Desculpar, Conceder o Perdão, Isentar da Dívida, Aceitar, Tolerar, Suportar, poupar.

INTRODUÇÃO: Temos vários exemplos na Bíblia de perdão como o de José e seus irmãos, Jacó e Esaú, Davi com Saul, Jesus que também ensinou do Filho pródigo, a mulher adúltera e do credor incompassivo.
João Wesley dizia a àqueles que lhe procuravam pedindo uma resposta para a forma de alcançar a santificação, que deviam escrever uma lista com nomes de pessoas que lhe ofenderam e orar todos os dias até sentir amor por estas vidas, mesmo que não mereçam. Aí sim teriam alcançado a santidade.
Quando eu me converti eu tinha muita raiva, mágoa no coração e a medida que eu conhecia a Palavra do Senhor eu sozinha cheguei a esta mesma conclusão de João Wesley, a de fazer uma lista com todos os nomes e orar por meus “inimigos”, nos primeiros meses foi muito difícil mas depois Deus foi dando graça e hoje eu não guardo mais nenhuma mágoa ou rancor dessas pessoas.
Às vezes nosso conceito de perdão é distorcido e sentimentalista, contudo não é assim. Mesmo que eu não sinta vontade ainda é preciso perdoar para que o coração seja livre para aceitar o amor à pessoa que lhe ofendeu. Perdoar não é um sentimento mas sim uma atitude que eu tomo de libertar a pessoa de mim e sentir-me também liberta.
Se depender de nossa vontade ou desejo jamais iremos procurar a pessoa que nos ofendeu, que nos magoou e liberar o perdão para ela, isso não faz parte de nossas atitudes e nem do nosso caráter como seres humanos, mas precisamos pensar como Deus pensou ao liberar seu único filho a morrer por nós. Porventura nós merecemos esse sacrifício todo de Deus, de Jesus, claro que NÃO, Mas o amor de Deus pela humanidade falou mais alto, e agora como cristãos, pessoas que fomos lavados e remidos pelo sangue de Cristo precisamos tomar a decisão de perdoar.
A regra é: EU DECIDO PERDOAR, PARA PODER VIVER A LIBERDADE, PARA AMAR E SER AMADO.
A diferença na Bíblia é que perdão não é um sentimento. O perdão é uma ordem. Um mandamento para todo cristão.

1 – DEVEMOS PERDOAR ANTES DE TUDO
MT. 5:23,24 - O perdão deve vir primeiro, não esperar as coisas piorarem e antes de ver a pessoa e passar por um confronto com ela (que às vezes é necessário), é preciso perdoar em oração diante de Deus.
Mesmo se estivermos com a razão aí é que mais ainda devemos dar o perdão. Precisamos deixar o sentimento de justiça própria e julgamento do próximo porque diante de Deus todos somos igualmente pecadores e carentes de perdão. E para conservarmos uma amizade precisamos ser tolerantes com o erro do nosso irmão, do nosso amigo, não temos poder para julgar as atitudes de ninguém. Se não tivermos amor no coração, se não aceitarmos as pessoas como elas são, com seu defeitos, com suas limitações de que maneira poderemos cultivar uma amizade, uma comunhão com ela. Eu não sou mais que Deus para ficar o tempo todo apontando os erros do meu amigo ou amiga, se Deus que é Deus, o Ser Supremo me aceita como eu sou, com minhas fraquezas, com minhas negligências porque eu tenho que olhar atravessado para meu próximo se ele erra ou falha em algum momento comigo.
Se somos a imagem e semelhança de Deus como a Bíblia diz que somos, então precisamos amar como Deus ama, precisamos aceitar nosso irmão como ele é. Eu preciso parar, analisar e perguntar : Será que Jesus agiria da maneira que eu estou agindo?? Cuidado!! Da mesma maneira que julgamos seremos julgado. LC. 6:37- NÃO JULGUEIS E NÃO SEREIS JULGADOS, NÃO CONDENEIS E NÃO SEREIS CONDENADOS, PERDOAIS E SEREIS PERDOADOS.

2 - A CONDIÇÃO DO PERDÃO
MT. 6:12-15 - Jesus disse que se não perdoássemos nossos inimigos também não receberíamos o perdão de Deus. Na oração do Pai nosso falamos isso, o que é muito sério. Seria como se disséssemos para Deus não perdoar nossos pecados "assim como não perdoamos os nossos devedores".
A condição do perdão é o próprio perdão Divino. Se recusarmos perdoar estaremos recusando receber o perdão de Deus. A falta de perdão bloqueia nossas orações, deixa nosso coração, nossa alma enferma, a falta de perdão nos torna em um vale de ossos secos, sem vida, um vaso vazio sem o transbordar do Espírito Santo, nos tornamos como os galhos secos de uma árvore qualquer.
Quem conhece o Perdão do Pai, sabe perdoar!
Se você encontra-se neste momento na presença de Deus é porque você conheceu o perdão de Deus em sua vida, muitos de nós antes de nos convertermos levávamos uma vida horrorosa no mundo la fora, uma vida de prostituição, de bebedice, de mentiras, fofocas, de feitiçarias, de repente viemos para Cristo e nos tornamos em um coração duro, a religiosidade toma conta do nosso coração de uma tal forma que olhamos para nosso irmão com desdém, tudo é pecado, tudo é errado, não temos tolerância nenhuma, tudo condenamos, tudo é motivo para brigarmos.... falta amor ao nosso coração, falta compaixão.
Outro dia eu comentava com uma pessoa que eu não consigo deixar uma pessoa mais machucada que ela já está por si só, existem pessoas que por suas próprias atitudes, por suas próprias escolhas encontram-se no mais profundo abismo, no mais profundo deserto, então ela não precisa de mim para falar a ela coisas desagradáveis, ou acusá-la dos seus erros, ela tem consciência disso, em situações assim eu peço a Deus para Ele fazer de minha vida um instrumento para ajudar essa pessoa a se erguer, um instrumento de cura, para que esse coração seja curado, para que o seu altar seja restaurado

3 – COMO PEDIR PERDÃO ?
MT. 18:15-17 - O que é mais difícil: pedir ou liberar o perdão?
O texto diz que quem foi ofendido é que deve procurar o ofensor. O ferido procura o remédio com quem o feriu.
A orientação de Jesus é que a pessoa que se sentiu ofendida procure quem o ofendeu sozinha, se não der certo depois procure junto com alguém de testemunha, e então se não resolver leve o caso à Igreja. Mesmo assim se não adiantar, a pessoa que não quis se arrepender deve ser considerada como um publicano e pecador, o que para Jesus pode ser traduzido como digno de amor e misericórdia, não como uma pessoa desprezível. em meu ponto de vista tanto pedir perdão como perdoar são duas atitudes bem difíceis de serem tomadas e ser praticadas.

4 – QUANTAS VEZES SE DEVE PERDOAR?
MT. 18:21,22 e 35 - Jesus fez uma conta interessante usando a mística do povo com o número sete simbolizando a perfeição e multiplicando por setenta.
Na verdade se formos contar às vezes que alguém nos ofende até setenta vezes sete (490) chegaremos ao que diz o texto do versículo 35 “até que do íntimo", é o que Jesus quis dizer, que devemos perdoar até sentir do fundo do coração o perdão aí não seremos mais atingidos por qualquer probleminha, nem sentiremos ofensas à toa, e não deixaremos nenhuma brecha para o diabo agir em nossas vidas e através de nossas emoções. PERDOE ATÉ O FIM!!

A CURA PRECISA FAZER PARTE NO PROCESSO DO PERDÃO
A Bíblia registra inúmeros exemplos de relacionamentos desfeitos, isso teve inicio quando o pecado entrou no mundo com a queda, como se pode ver quando Adão e Eva tentaram jogar a culpa um no outro (GN. 3:11-13), e quando a ira de Caim levou-o a matar o irmão, Abel (GN. 4:5-8).
A solução para curar relacionamentos desfeitos é o perdão (EF. 4:31,32; CL. 3: 12-15), o perdão precisa estar baseado na análise sincera das ofensas, sem exagerá-las, nem minimizá-las.
O perdão reconhece tres coisas com exatidão: a natureza da ofensa, a ferida emocional causada (sentimento de vergonha, abandono, inutilidade, e as consequências decorrentes da ofensa ao longo do tempo (prejuízos físicos ou emocionais por abuso ou perda).

PARA PERDOAR É NECESSÁRIO:
a) Reconhecer que foi magoado ou injustiçado, inclusive aceitando suas feridas emocionais e perdas que possa ter sofrido.
b) Perdoar sinceramente as ofensas e libertar o ofensor da obrigação de pagar por elas (Lc. 6: 37).
c) Confessar como pecado a amargura ou o ressentimento que tiver guardado como resultado de ofensa.

Esse processo te três etapas confere a você uma disposição de coração, mente e vontade para aproximar-se do ofensor com amor e compaixão, buscando um meio de restaurar o relacionamento.

CONCLUSÃO:
JO. 20:22,23 - O Espírito Santo nos dá autoridade para perdoar pecados!
Quando temos intimidade com Deus recebemos esta capacidade de perdoar de todo o coração às pessoas.
Como representantes de Cristo devemos perdoar como Ele perdoou. O perdão é uma chave que liberta as algemas do ódio que acorrentam pessoas que não se amam. Quem perdoa é livre para amar.
Devemos perdoar por que:
-também erramos e somos carentes de perdão de Deus e de outras pessoas;
-não somos melhores do que ninguém para nos recusar a dar o perdão;
-o perdão é de Deus e nós devemos dá-lo a todos;
-as adversidades são uteis para moldar o nosso caráter, temperamento e personalidade, por isso devemos ter maturidade para entender as dificuldades nos relacionamentos;
-precisamos ser mais espirituais, não tendo ódio de pessoas amadas por Deus e discernir as armadilhas de satanás contra a nossa comunhão com os irmãos.



AMÉM!!!! Espero que este estudo ou reflexão tenha em algum ponto ajudado você a se encontrar, a se libertar de velhas mágoas, de feridas não cicatrizadas, e que o balsamo de Gilead seja derramado sobre o vosso coração e recebas a cura.
Deus nos abençoe!!! Abraços no amor de Cristo.
Rodiyéria Maciel Sotéro